22 de junho de 2012

Hipotireoidismo: Fique de olho




A glândula tireoide
    A tireoide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como “pomo-de-adão”. A tireoide produz dois hormônios muito importantes para o organismo: o T3 e o T4. Esses hormônios controlam o funcionamento de diversos órgãos e, por isso, interferem diretamente em processos como crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, batimentos cardíacos, eliminação de líquidos, funcionamento intestinal, força muscular e controle do peso corporal. Hoje, parece que há uma epidemia de problemas da tireoide, uma epidemia de hipotireoidismo e da incidência de nódulos na tireoide, que atinge especialmente as mulheres.

Hipotireoidismo
    Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios (T3 e T4) em quantidade insuficiente, provocando o hipotireoidismo. Como causas temos a Tireoidite de Hashimoto (também de causa auto-imune), retirada cirúrgica da tireóide ou tratamento com iodo radioativo. Algumas crianças nascem com hipotireoidismo porque não têm a tireóide ou porque a mesma não funciona bem. O popular teste do Pezinho faz o diagnóstico e a criança deve ser tratada o mais rápido possível. O tratamento é para a vida toda.

Como diagnosticar?
    As disfunções tireoidianas podem ser diagnosticadas com um simples exame de sangue para medir o TSH (hormônio estimulante da tireoide). Se o médico achar necessário também pode-se dosar a quantidade de hormônio tireoidiano no sangue (T3 ou T4 livres), de anticorpos anti-tireoidianos e fazer uma ultrassonografia.

Sintomas
·         Depressão
·         Desaceleração dos batimentos cardíacos
·         Constipação intestinal
·         Menstruação irregular
·         Diminuição da memória
·         Cansaço excessivo
·         Dores musculares
·         Sonolência excessiva
·         Pele seca
·         Queda de cabelo
·         Perda de apetite
·         Ganho de peso e retenção de líquidos
·         Aumento do colesterol no sanguíneo

Tratamento
    O hipotireoidismo é tratado com comprimidos contendo hormônio tireoideano que a glândula não é mais capaz de produzir em quantidades suficientes. Desta forma, os sintomas do hipotireoidismo são corrigidos em algumas semanas, sendo que o tratamento de reposição hormonal é necessário pelo resto da vida.

Referências Bibliográficas

Por Luciana Resende

Um comentário: