20 de março de 2012

Efeito do álcool sobre a nutrição


O consumo excessivo do álcool pode levar a um quadro de desnutrição. Assim como o açúcar e a gordura pura, o álcool fornece as chamadas calorias vazias (pouco ou nenhum nutriente). Não há nenhuma compensação nutricional para nosso organismo e ainda quanto maior o gasto energético para “processamento” do álcool menor será a disponibilidade para gastar com alimentos que são nutritivos. O consumo de álcool também desequilibra o metabolismo de nutrientes nos órgãos e nos tecidos levando ao surgimento de várias doenças, sendo as mais comuns as que afetam o fígado (esteatose hepática, hepatite alcoólica e cirrose); o aparelho digestivo (gastrite, síndrome de má absorção e pancreatite), o sistema cardiovascular (hipertensão e problemas no coração). As células do intestino perdem a capacidade de absorver nutrientes como folato vitaminas do complexo B e outros. Minerais como cálcio, zinco, potássio e outros passam a ser excretados pelo organismo.
            Deficiências nutricionais pelo consumo excessivo do álcool promovem assim vastas consequências, não apenas pela substituição dos alimentos, mas também porque ele afeta diretamente a utilização dos nutrientes pelo nosso corpo, tornando-os ineficazes mesmo que estejam presentes. Ao longo da vida, beber em excesso produz déficits de todos os nutrientes. É indicado um acompanhamento de um profissional de nutrição para pessoas que estão se libertando do vício do álcool com o objetivo de reverter essas carências.
            Esta abordagem mostra algumas das maneiras pelas quais o álcool afeta a saúde e a nutrição de quem faz uso indiscriminado das bebidas. Contrastando com alguns possíveis benefícios do consumo moderado de álcool, o consumo excessivo apresenta um grande potencial prejudicial a nossa saúde.
      O consumo de álcool, mesmo em baixas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, deixando comprometida a nossa capacidade de dirigir. Pesquisas revelam que grande parte dos acidentes são provocados por motoristas que haviam ingerido álcool antes de pegarem no volante.

       A maneira mais segura de fugir dos efeitos nocivos do álcool,é claro, não beber, mas se você  bebe, procure beber com MODERAÇÃO e muita RESPONSABILIDADE.


FONTE:
SIZER, Frances Sienkiewicz; WHITNEY, Eleanor.Nutrição: Conceitos e Controvérsias [tradução da 8 edição original, Nelson Gomes de Oliveira ... et al.]- Barueri, SP: Manoele, 2003. Cap5, p. 174
http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/folhetos/alcool_.htm

0 comentários:

Postar um comentário