16 de dezembro de 2010

A influência da mídia na estética corporal e hábitos alimentares


Percebe-se que, cada vez mais a mídia está presente no dia-a-dia das pessoas, exercendo influências nas mesmas, possuindo grande poder de persuasão, convencimento e sedução do público. Isso é devido ao considerável número de horas que os indivíduos dedicam a ela, seja assistindo televisão, lendo revistas, ou ainda, ouvindo algum programa de rádio.
As adolescentes têm sofrido grandes influências da mídia e de seus discursos, principalmente no que diz respeito ao ideal de corpo perfeito. Freqüentemente observa-se nos programas de TV, em novelas e revistas a exposição de corpos esculturais, os quais servem de “modelos” para o público feminino jovem.
Não se pode negar que a sociedade moderna valoriza a magreza e rejeita a obesidade, e a mídia é a principal veiculadora dos padrões ideais de beleza.
Concomitante a isso, a mídia veicula em suas propagandas comerciais, produtos para consumo do tipo fast foods, os quais são altamente calóricos e pobres em nutrientes, o que de alguma forma estimula a inadequação dos hábitos alimentares. Não há dúvidas de que existe uma grande contradição no discurso midiático, haja vista que ora ele induz ao consumo de alimentos gordurosos, ora faz culto ao corpo perfeito.
Dessa forma, as adolescentes tornam-se “presa” fácil da mídia. Um exemplo que reforça essa idéia são as revistas destinadas a esse público, as quais têm como conteúdo reportagens que abordam dietas milagrosas, dicas para alcançar um corpo ideal, depoimentos de celebridades sobre como conseguiram atingir uma boa forma, dentre outros.
Portanto, no mundo contemporâneo, a mídia desempenha papel estruturador na construção e desconstrução de hábitos alimentares. Sendo que as práticas alimentares de emagrecimento inserem-se numa lógica de mercado impregnada por um padrão estético de corpo ideal.



9 comentários:

  1. Respostas
    1. então como vc sabe que é horrivel???

      Excluir
    2. então como vc sabe que é horrível???

      Excluir
    3. para ignorantes sao palavras ao vento e um artigo "horrivel",ja que vcs nao tem a capacidade de escrever um igual

      Excluir
  2. Bom, não acho q seja palavras ao vento, pois com o tema ele deixa claro a relação entre a mídia e a influência q ela causa ao indivíduo.

    ResponderExcluir