22 de maio de 2012

A importância da interdisciplinaridade entre os grupos PET.


A interdisciplinaridade propõe a intercomunicação entre as disciplinas, de modo que resulte em uma modificação entre elas sem, contudo eliminá-las ou diminuir a importância de cada uma. 
A grande importância do trabalho em conjunto dos pets é mostrar que a educação como um todo, tanto no ensino fundamental quanto na graduação deve romper com as fragmentações para mostrar as correlações entre os saberes e a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem.
Sem essa conscientização, a universidade será sempre ineficiente e insuficiente para os cidadãos do futuro. Deve-se propôr aos alunos e tutores uma atitude de abertura, não preconceituosa, onde todo o conhecimento é igualmente importante e onde o conhecimento individual anula-se frente ao saber universal. 
Isso tudo por que graduar-se sem contudo ter dimensão da vasta interrelação que existe entre a sua formação e as demais fará de você um profissional incapaz de ver e entender o mundo de forma holística, em sua rede infinita de relações, em sua complexidade. 
Sendo assim, a interdisplinaridade é uma forma de ver e sentir o mundo, de estar no mundo, de perceber, de entender as múltiplas implicações que se realizam, ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza, isto é, os fenômenos na dimensão social, natural ou cultural. 
Um exemplo de interdisciplinaridade entre os grupos Pet’s Nutrição, Civil,Geologia, Ambiental, Matemática e Farmácia seria um trabalho de saneamento básico.

     Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.O Pet Civil poderia ficar responsável por todo planejamento, estruturação e execução de medidas hidro-sanitárias juntamente com o Pet Geologia, que fará a caracterização química de minerais, rochas, solos e águas; avaliação, exploração e gestão de recursos hídricos e também a caracterização geológica-geotécnica de terrenos, indispensável às grandes obras de engenharia civil.
O Pet Ambiental ficaria responsável por verificar qual o impacto  que a falta de saneamento básico poderia causar para o meio ambiente.O Pet Matemática ficaria responsável por fazer a estatística e avaliação da população que é atingida pela falta de saneamento e pela população que contribui para essa situação.O Pet Farmácia ficaria responsável pelos exames parasitológicos da população.Sendo assim, o Pet Nutrição ficaria responsável por analisar o impacto dessas melhorias na saúde da população. Será possível relacionar o estado nutricional dos indivíduos com cada um desses aspectos, podendo sugerir intervenções de acordo com cada situação.

0 comentários:

Postar um comentário