5 de maio de 2012

Pesquisa sobre os benefícios da Whey Protein no desempenho esportivo


Por Kleiton Borges

     "O professor da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto, Marcelo Eustáquio Silva, busca em seu projeto analisar se a Whey Protein, proteína de origem animal, é mesmo capaz de potencializar o desempenho ou reduzir o desgaste do atleta. Obtida a partir do soro do leite durante o processo de fabricação do queijo, a Whey se diferencia pelo baixo peso molecular e alto valor biológico.
     De acordo com o professor Marcelo, durante as atividades físicas, principalmente nas de maior esforço, o corpo gera o chamado stress oxidativo, é como se denomina a situação de excesso de radicais livres (substâncias tóxicas produzidas pelo organismo) em comparação com o sistema protetor de cada célula. O stress e a defesa do organismo devem estar em equilíbrio, caso contrário essa situação pode causar envelhecimento precoce, certos tipos de câncer e outras doenças como mal de Parkinson. 

     Para obtenção de dados e posterior análise, a pesquisa do professor Marcelo irá trabalhar com dois grupos, o primeiro com uma dieta à base de Whey Protein e outro à base de Caseína. Esses grupos serão submetidos a atividades físicas, em seguida será analisado o índice de Stress Oxidativo. As pesquisas buscam responder a seguinte questão: porque o animal que faz atividade física usando Whey Protein tem melhor desempenho que o animal que usa a Caseína? O professor acredita que a chave dessa questão pode ser buscada na análise do gene. 
     Aprovado em dezembro de 2011 no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), o projeto surgiu a partir da dissertação do aluno Fabiano Kenji Haraguchi e é a continuação de outros trabalhos realizados pelo professor Marcelo. A equipe conta ainda com a colaboração das professoras Maria Lúcia Pedrosa e Daniela Caldeira Costa, do Departamento de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB). A verba do edital CNPq será usada na compra de insumos, reagentes e materiais necessários para realizar os experimentos. O prazo estipulado pelo edital para divulgação dos resultados é de até dois anos assim como a prestação de contas no uso da verba."


Fonte: www.ufop.br

0 comentários:

Postar um comentário