Mentir significa afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro: mentir vergonhosamente, enganar, iludir, ludibriar.
É difícil dizer quem consegue viver sem ter faltado com a verdade, pelo menos uma vez na vida. Pode ser até por erro. “Quem nunca mentiu, atire a primeira pedra”. Na Bíblia, a mentira é um dos dez pecados capitais (vale lembrar que não existe uma gradação de qual pecado é o maior, matar alguém ou invejar a mulher do próximo é tão pecado quanto mentir, aos olhos de Deus).
Estudos comprovaram que nossos cérebros são melhores em dizer a verdade do que em mentir. Porém se você mentir o bastante pode superar essa tendência natural para a veracidade e tornar o ato de mentir mais fácil. E o ditado parece estar correto: a prática leva à perfeição, porque quem mente mais e encontra poucos escrúpulos em fazê-lo pode nem mesmo ser pego em detectores de mentira.
Infelizmente algumas pessoas fazem da mentira um hábito e se acostumam com isso. “Quando a culpa aparece, é sinal de que o hábito está gerando desconforto e precisa urgente, ser deixado de lado”.
0 comentários:
Postar um comentário