29 de março de 2011

De chocolate choc choc chocolate bate o meu coração...


Huuuum...

Ao leite ou amargo, preto ou branco, puro ou com frutas e castanhas, há chocolates para todos os gostos. A menos de um mês da Páscoa, fileiras de ovos de chocolate se multiplicam nos supermercados e doçarias, exigindo muita força de vontade de quem não pode ou não quer cair em tentação.

O chocolate é feito a partir da semente do cacau e estabelece uma relação de comunicação de afeto, laços de amizade, solidariedade e amor. Dar uma caixa de bombons pode significar: "feliz aniversário", "boa viagem", "desculpe-me", “obrigado” ou "estou apaixonado". Já dizia  a canção interpretada pelo Trem da alegria: "Vou te mostrar que é de chocolate, de chocolate o amor é feito. De chocolate choc choc chocolate bate o meu coração..."

Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas se consumido com moderação pode trazer vários benefícios à saúde humana.

O chocolate é nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides - antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares através da diminuição dos níveis de LDL (mau colesterol) no sangue - e de substâncias precursoras da serotonina, que ajudam a combater a depressão e a ansiedade, e estimulam os centros do prazer e do bem-estar.

Vai uma dica: o chocolate amargo ou escuro possui potencialidade de benefícios, pois contém maior concentração de cacau – principal fonte de flavonóides.

Assim, o chocolate deve ser consumido de forma equilibrada e moderada, garantindo benefícios e evitando prejuízos do consumo excessivo.

Sabor, aroma e benefícios! Com tudo isso está explicado o porque o chocolate é irresistível!

E vc? Anda usufruindo desses benefícios? Deixe seu comentário.


3 comentários:

  1. Esse texto me deu água na boca! Nada como um chocolate para melhorar o humor kkkkk Mas na medida certo, claro!

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto e tomei a liberdade de colocar no meu blog, claro que dando todo o crétido a ti e ao Blog do PET.

    Achei importante compartilhar este texto com as acadêmicas da UFPel!

    Parabénssss!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir