Por Kleiton Borges
"O professor da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto, Marcelo Eustáquio Silva, busca em seu projeto analisar se a Whey Protein, proteína de origem animal, é mesmo capaz de potencializar o desempenho ou reduzir o desgaste do atleta. Obtida a partir do soro do leite durante o processo de fabricação do queijo, a Whey se diferencia pelo baixo peso molecular e alto valor biológico.
De acordo com o professor Marcelo, durante as atividades físicas, principalmente nas de maior esforço, o corpo gera o chamado stress oxidativo, é como se denomina a situação de excesso de radicais livres (substâncias tóxicas produzidas pelo organismo) em comparação com o sistema protetor de cada célula. O stress e a defesa do organismo devem estar em equilíbrio, caso contrário essa situação pode causar envelhecimento precoce, certos tipos de câncer e outras doenças como mal de Parkinson.
Para obtenção de dados e posterior análise, a pesquisa do professor Marcelo irá trabalhar com dois grupos, o primeiro com uma dieta à base de Whey Protein e outro à base de Caseína. Esses grupos serão submetidos a atividades físicas, em seguida será analisado o índice de Stress Oxidativo. As pesquisas buscam responder a seguinte questão: porque o animal que faz atividade física usando Whey Protein tem melhor desempenho que o animal que usa a Caseína? O professor acredita que a chave dessa questão pode ser buscada na análise do gene.
Aprovado em dezembro de 2011 no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), o projeto surgiu a partir da dissertação do aluno Fabiano Kenji Haraguchi e é a continuação de outros trabalhos realizados pelo professor Marcelo. A equipe conta ainda com a colaboração das professoras Maria Lúcia Pedrosa e Daniela Caldeira Costa, do Departamento de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB). A verba do edital CNPq será usada na compra de insumos, reagentes e materiais necessários para realizar os experimentos. O prazo estipulado pelo edital para divulgação dos resultados é de até dois anos assim como a prestação de contas no uso da verba."
Fonte: www.ufop.br
0 comentários:
Postar um comentário